Como usar documentos históricos para fazer sua pesquisa de antepassados

Muitas pessoas que começam uma árvore genealógica se perguntam em como a pesquisa pode ser bem-sucedida e quais os melhores recursos para isso. A resposta para isso é unanimidade entre pesquisadores: documentos são a fonte mais segura para que sua pesquisa tenha sucesso. Por meio dos registros oficiais de eventos como nascimento, casamento e óbito é que os fatos históricos de cada antepassado podem realmente ser reconstruídos. Abaixo listamos os mais importantes:

Registro Civil

Eles podem parecer iguais, porém há diferenças pontuais entre as décadas, localidades e tipos de registro. Em nosso país ele foi instituído aos poucos e sua obrigatoriedade nem sempre foi prontamente obedecida em determinadas regiões. Recomendamos aleitura da cronologia histórica do registro civil no Brasil.

Uma Certidão de Nascimento é um documento comum que contém dados importantes. Nome da pessoa, data e local do nascimento, nome dos pais, naturalidade deles e nome dos avós paternos e maternos. Quando uma certidão de nascimento de um avô é encontrada, por exemplo, é possível ter mais 2 gerações além da dele. E é dessa forma que a árvore vai crescendo. Apesar de um documento trazer pouquíssimas informações, ele pode ser a chave para encontrar outros documentos com outros dados importantes e permitir remontar a história.

Uma outra coisa muito comum é buscar uma Certidão de Inteiro Teor, pois quando uma certidão é emitida o registro da pessoa é escrito em um livro e pode conter mais informações que não são passadas para a certidão emitida pelo cartório. Esses registros podem ser encontrados em sites de pesquisa ou solicitados nos cartórios e arquivos.

Leia também: Guia prático de como pesquisar dados de antepassados

Registros Paroquiais de Batizado (e outros)

Por séculos as igrejas foram responsáveis por registrar as pessoas. Os registros não eram necessariamente de nascimento, mas de um evento religioso e no registro a data e local de nascimento eram incluídos. Muitas pessoas que não tinham acesso às igrejas ou nem mesmo religião ficavam sem informações de nascimento, por exemplo.

Buscar esses documentos em Mitras e Paróquias católicas ou protestantes faz parte da saga de muitos pesquisadores. Uma grande quantidade destes registros está disponível em imagens nos diversos sites de genealogia. São registros escritos à mão que podem variar em seu conteúdo, alguns com informações muito vastas e precisas, especialmente para os filhos de elites, outros muito simples contendo por vezes apenas o primeiro nome da criança, nome dos pais, data do nascimento e do batizado. Outras vezes nem as informações dos pais eram registradas.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Para quem precisa encontrar registros de nascimento antes de 1889 uma busca nos paroquiais é quase obrigatória pois as mudanças demoraram a acontecer. Preparando e organizando a pesquisa, muita coisa pode ser encontrada e o tempo otimizado para as realizações.

A pesquisa em outros países vai depender também do conhecimento de cultura, história e geografia da época para que os documentos corretos sejam buscados de acordo com os eventos históricos e disponibilidades.

Registro de Casamento Civil

Ele se tornou obrigatório no Brasil em 1889, deixando de ser encargo da igreja. O registro traz as informações de cada nubente, idade, nacionalidade, muitas vezes a naturalidade, nome dos pais, algumas vezes mais informações sobre os genitores além claro da data e local do evento.

Uma busca nas Habilitações de Casamento contempla informações maiores como documentos de nascimento que contêm os pais e avós dos noivos, já que o registro de casamento não tem informações sobre os avós.

Registro de óbito

Este tipo de registro muitas vezes é o mais fácil de ser localizado para informações do ancestral. Ali as informações da data, local e motivo do óbito são registradas, idade do falecido, nome dos pais e do cônjuge além de listar os filhos. Informações preciosas que ajudam a localizar outras fontes de informações possíveis para o antepassado em questão.

Registros religiosos de casamento e óbito

Na modalidade casamento e óbito os registros paroquiais também colaboram intensivamente na montagem da árvore genealógica. Muitos casais não realizavam o registro civil por ser caro e por falta de acesso fácil.

As igrejas também mantêm registros de óbito, especialmente para o controle e uso dos cemitérios administrados pela paróquia. São uma ótima fonte além do registro civil, pois podem conter mais informações sobre a história da pessoa, especialmente informações religiosas.

Para buscas anteriores à Proclamação da República um excelente caminho são os registros paroquiais.

Conclusão

Como provar que aquele ancestral na árvore realmente existiu? Documentos corroboram as informações, andam junto com a pesquisa e hoje são amplamente pesquisáveis, sem precisar sair da própria casa, graças aos benefícios tecnológicos.

O Banco de Dados do MyPast trará muito auxílio para quem busca por registros brasileiros, especialmente aqueles tão difíceis e distantes. Em breve, novidades para vocês!

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

5 comments On Como usar documentos históricos para fazer sua pesquisa de antepassados

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer