A importância da genealogia para as gerações mais jovens

A pesquisa genealógica é algo que pode ser extremamente gratificante para quem está buscando seus antepassados. Não só o pesquisador adquire experiência neste ofício, como também a descoberta da história de seus ancestrais é algo tão satisfatório que pode transformar a vida do indivíduo. Além disso, muitos parentes e descendentes serão beneficiados e terão alegria em conhecer suas raízes.

Não conhecer os antepassados pode causar um vazio interno e sentimentos de necessidade de respostas. A prova disso é que muitos adultos que não conheceram seus pais acabam buscando incessantemente informações e pesquisam o máximo que podem até descobrir algo a respeito. Testes de DNA, anúncios nas mídias, entrevistas de parentes vivos e amigos que viveram na época são recursos muito utilizados para a descoberta da ancestralidade. A resposta para o “de onde eu vim?” nem sempre chega cedo (e às vezes nunca aparece), porém estes pesquisadores raramente desistem e utilizam todos os meios possíveis para encontrar seu antecessor.

As crianças, quando em contato com esse mundo, podem compreender melhor sobre a vida e desenvolver atributos como a empatia. Afinal ouvir boas histórias dos ancestrais pode incentivar a reflexão e mudar o olhar para os pais e outros parentes. Todos ganham com essas preciosas descobertas.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Quanto mais cedo a criança tiver contato com sua ancestralidade, melhor

É importante que, logo cedo, as crianças saibam sobre sua ancestralidade, e quanto mais os parentes souberem e contarem, mais atenção receberão dos pequenos. Segundo esse artigo, psicólogos acreditam que todos os seres humanos necessitam saber de onde vieram, saciar o sentimento de pertencimento. A informação e histórias proporcionam uma direção para o autoconhecimento.

Os pais precisam ter em mente quando forem relatar sobre a vida de seus ancestrais que a criança manterá a atenção e absorverá o conhecimento de acordo com a técnica ou o método em que for relatado. Cabe aqui enfatizar que a faixa etária tem grande influência. Portanto saber contar a história de maneira que a criança entenda é fundamental. Histórias complexas ou com muitos detalhes devem ser guardadas para os mais velhos enquanto que para os menores a simplicidade proverá o entendimento perfeito e manterá a curiosidade para perguntas futuras quando o entendimento for ampliado. Esse é um processo natural e os pais que entendem este conceito tornam essa atividade muito mais divertida e proveitosa.

Detalhes são importantes e um sentimento de orgulho dos ancestrais é excelente para o desenvolvimento da criança ou mesmo do adolescente. Ter um “herói” na família, um modelo a seguir faz muito bem para eles. E não precisa ser algo grandioso, pois o caráter é algo que sempre é respeitado e desperta o desejo de ser melhor.

A importância de montar sua Árvore Familiar

Montar uma árvore simples facilita a compreensão e aumenta a curiosidade. A visualização prática leva para o cérebro a informação de pertencimento e concede o interesse em saber mais a respeito dos ancestrais de forma natural. Geralmente três gerações são o suficiente para despertar estes bons sentimentos na criança quando pequena. Algumas buscarão mais informações através de perguntas e desejarão saber sobre os bisavós ou ancestrais mais antigos. Cabe aos pais definir o quanto de conhecimento será passado e como isso será feito.

Aqueles que já possuem árvore com muitas informações poderão ser instigados a relatar muitas coisas de forma empolgante e desmedida. Essa atitude, entretanto, pode ter um efeito negativo e desestimular a criança ou adolescente a saber mais a respeito. A maneira como os dados e histórias são apresentados manterão a atenção e ajudará no entendimento necessário para cada fase da vida da criança ou adolescente.

Mantendo recordações para a posteridade

A parte visual é importante e aguça ainda mais a curiosidade. Ver fotos dos ancestrais, conhecer as tradições, entender porque determinada iguaria acompanha a família por várias gerações e principalmente ouvir as histórias ajudará a criança a desenvolver maior respeito pelos costumes familiares e a desenvolver em sua mente exemplos para seguir. Provavelmente ela planejará uma forma de perpetuar tudo isso para que os laços não se percam.

Para aquelas crianças e adolescentes que se interessarem muito pela pesquisa e material genealógico, uma responsabilidade pode ser dada. Organizar álbuns de fotografias, objetos antigos, catalogar, preencher dados em uma árvore virtual ou criar uma visualização em papel em forma de arte são ideias que podem ser usadas para esse fim.

Todos são beneficiados

A maneira de contar as histórias poderá ganhar destaque na infância e auxiliar no crescimento e desenvolvimento. Os detalhes da vida dos antepassados, sejam as histórias de sucesso ou dificuldade ajudarão na formação infantil. Quanto mais os pais conhecerem e ajudarem a passar informação melhor para os filhos e para seu progresso pessoal além de enriquecer ainda mais os laços familiares.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer