A importância dos casamentos na pesquisa genealógica

A história deste principal evento na vida das pessoas é longa e cheia de mistérios. Pesquisar antepassados inclui descobrir casamentos por dinheiro ou herança, para fusão de reinos ou sociedades, conservar e proteger determinadas famílias, uniões impostas e forçadas e até mesmo algumas por amor, por que não?

O casamento é uma fusão de duas famílias, algo que no passado era extremamente importante, pois vidas e até civilizações inteiras dependiam das uniões corretas. Envolvendo dotes ou pagamentos em algumas localidades, muitas pessoas não conseguiam este status pela falta de dinheiro e bens. Há muita história envolvendo este importante evento na vida de cada um.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

A importância na pesquisa genealógica

Ao procurar pelo casamento de um antepassado o descendente normalmente busca informações em outras fontes, na maioria das vezes pelas pessoas vivas. Nem sempre isso é possível, dependendo da geração que está sendo pesquisada. A necessidade de registros que citam ou indicam alguma informação sobre o casamento é na maioria das vezes a única opção para encontrar informações deste evento.

No civil uma excelente fonte de busca são as habilitações para o casamento, pois além de conter dados dos noivos no processo é possível receber outras informações como a origem dos pais, os avós dos nubentes, local de moradia, profissão e outras. Elas normalmente são arquivadas nos arquivos ou mesmo digitalmente pela primeira letra do sobrenome do noivo, ou seja, se o noivo é José Pereira de Azevedo e a noiva Maria Angela da Silva provavelmente o processo da habilitação estará na caixa 1, letra A. Assinaturas dos antepassados nestes documentos costumam arrancar suspiros dos pesquisadores.

Leia também: Como usar documentos históricos para fazer pesquisa de antepassados

É importante não esquecer de pesquisar o matrimônio nos livros religiosos. Por um bom tempo a igreja foi a maior responsável pelo armazenamento das informações dos principais eventos de cada pessoa. Casar na igreja era tão importante quanto ter uma boa profissão, especialmente nos séculos passados. Para muitos, o registro civil não era válido, mas o religioso sim, por ser aprovado divinamente. A questão monetária também influenciou muito nessa escolha.

Evolução do casamento ao longo da história

Ao longo dos séculos muita coisa foi alterada. Antigamente a mulher que se casava perdia sua identidade passando a ser propriedade do marido. Lembro até hoje uma foto de uma trisavó se casando com um vestido preto. A profissão da mulher era ficar em casa e cuidar dela e dos filhos. Hoje os homens podem assumir o sobrenome da mulher com quem se casam.

Leia também: Sobrenomes e pesquisa genealógica – um breve guia

Uniões de pessoas do mesmo sexo já são permitidas oficialmente, os divórcios aumentaram exponencialmente e opções mais baratas para registrar a união de um casal surgiram. Isso é história, é a vida das pessoas que deram a vida aos descendentes e devem ser registradas sem receios. Opções para esses registros já são possíveis aqui no MyPast e nos principais sites de genealogia.

De uma união matrimonial filhos foram gerados e um deles pode ser o bisavô de alguém. As informações do casamento ajudam na pesquisa de outras informações dos filhos e desvendam parte da história. Um registro pode revelar muito especialmente quando a pesquisa abrange a família do cônjuge. Aquelas histórias que são passadas através das gerações sempre têm um fundo de verdade.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

1 comments On A importância dos casamentos na pesquisa genealógica

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer