Como comprovar ascendência Sefardita

Quem acessa fóruns, grupos e outros locais de encontro para pesquisadores já deve ter se deparado com o termo Genealogia Sefardita. Para brasileiros e europeus, ter uma ascendência sefardita significa que há em sua árvore judeus originários da Península Ibérica, ou seja, que vieram de Portugal e Espanha.

Particularmente interessante aos que praticam a religião atualmente, receber um certificado de pertence à comunidade sefardita de origem portuguesa é motivo de orgulho e cuidado com a genealogia. O certificado é emitido apenas após a análise da árvore da pessoa que o deseja, sendo atestado por uma comunidade judaica.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Brasileiros com ascendência Sefardita

Muitos brasileiros estão empenhados em buscar sua ancestralidade e comprovar que seus antepassados eram judeus originários de Portugal e Espanha. Além de conhecer a história de vida dos ancestrais existe uma vantagem que motiva muitos descendentes portugueses a buscarem a real comprovação da sua árvore: o direito à cidadania portuguesa.

Assim como qualquer outra pesquisa, a busca por certidões e origem dos antepassados pode dar muito trabalho e nem sempre corresponder às expectativas. O certificado emitido pela entidade judaica é rigoroso e somente efetuado com a total comprovação de opção religiosa do antepassado ibérico. Para isso muitos descendentes encontram recursos e “árvores prontas” e desejam ser descendentes de um destes. A melhor forma de descobrir é seguir a ancestralidade e ver onde realmente ela vai encontrar um Sefardita.

Com a árvore em mãos, o certificado na comunidade Judaica pode ser preterido. Promulgado, o passo seguinte é a entrada perante as autoridades portuguesas para solicitar o reconhecimento da cidadania portuguesa e assim obter todos os benefícios e direitos concedidos aos cidadãos como passaporte europeu e residência no país.

Leia também: Principais fontes de pesquisa genealógica em Portugal

A história dos Sefarditas

Preservada por séculos, a história de Portugal e da Espanha é clara quanto aos judeus que fixaram residência em seu território. Como em qualquer outra região do mundo, a opção religiosa/hereditária sempre sofreu perseguição e críticas por parte da população e Igreja. As roupas indicativas dos Sefarditas eram motivo de discriminação constante e não foi diferente em Portugal.

Peregrinos, os judeus continuaram trocando de país sempre que expulsos de uma localidade especialmente por monarcas católicos que exigiam a conversão deles para continuar a residir em seu território. Portugal representou um bom refúgio por um tempo, porém no final do século XV e século XVI a perseguição foi muito presente também neste país, ocasionando mortes e violência. Mais tarde a Inquisição também foi fortemente inserida e milhares de Cristãos-Novos foram assassinados. A conversão ao Cristianismo não aplacou a indiferença e rancor e a matança continuou entre os descendentes judeus.

Direito a Nacionalidade Portuguesa e Espanhola

Como um reconhecimento do erro cometido no passado hoje os descendentes dos sefarditas expulsos de Portugal e da Espanha recebem o direito ao reconhecimento de sua cidadania. Uma forma de redimir o passado beneficiando os descendentes.

A pesquisa dos antepassados vai indicar o melhor caminho para saber se existiram antepassados judeus ou não. Os desafios podem ser grandes mas nada supera a alegria de saber de onde vêm as origens e conhecer suas lutas, vitórias e fracassos.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer