Como se beneficiar de sites de buscas na sua pesquisa genealógica

A quantidade de informação existente no mundo é imensa e quase impossível de mensurar. A tecnologia existente atualmente facilita o encontro das informações transformando em um imenso índice todo o conteúdo que esteja disponibilizado em vias digitais. Utilizar sites de busca se tornou uma prática tão comum que parece que ela sempre existiu.

O básico da utilização é entrar no site navegador e escrever palavras chave do que se deseja encontrar. Em milésimos de segundos uma lista imensa é mostrada contendo as palavras inseridas no pedido de busca.

Muitos novos pesquisadores acreditam que colocando o nome de seus ancestrais em uma pesquisa encontrarão seus registros, o que na verdade é muito difícil de acontecer. Normalmente as informações em uma busca com o nome deles revela histórias e citações de seus nomes em fatos históricos, participação em processos jurídicos e outros desde que estejam online, informações sobre outras pessoas com o nome parecido.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Melhorando seus resultados de busca

Alguns sinais do teclado ajudam a melhorar a busca e evitam trazer infinitas respostas sendo que a maioria é irrelevante.

Incluir aspas antes e depois do nome do ancestral é uma das dicas. As aspas dizem para a os buscadores que aquelas palavras dentro delas precisam estar juntas nos locais onde a busca for realizada. Acrescentar as palavras genealogia, história ou outra que corresponda a parte do que se está buscando também torna a pesquisa menos exaustiva.

O sinal de menos (-) é bom para reduzir o que não se deseja que entre na pesquisa. Por exemplo, quando se pesquisa o nome entre aspas mas aparecem informações de uma pessoa com esse nome em Manaus, em Fortaleza e em Recife. O pesquisador pode tirar Manaus e Recife caso precise das informações de seu antepassado que viveu em Fortaleza.Uma outra dica boa é utilizar o sinal de mais (+) para especificar o local da busca.

Um exemplo seria “Antonio Malheiros de Souza” + MyPast.

Muito mais que apenas um nome

Depois de pesquisar tudo o que a internet tem sobre o nome do ancestral é hora de utilizar os buscadores para o que realmente irá trazer informações relevantes. É importante ampliar a mentalidade para não descartar possíveis dicas que muitas vezes são exatamente as que levam ao caminho correto.

Para encontrar registros o pesquisador deve ir a sites que disponibilizam preciosas imagens. Para isso uma pesquisa de “sites de genealogia” pode ajudar a indicar opções para a pesquisa. É importante ter em mente o que se quer e não hesitar nas tentativas trocando os termos de busca e analisando os resultados. Quando a pesquisa for por “registros civis online” a resposta provavelmente será de opções de cartórios em todo o Brasil.

Leia também: Pensado fora da caixa na pesquisa genealógica

Dentro dos sites de genealogia existem campos de busca e muitos registros estão indexados, ou seja, os buscadores conseguem localizar, ainda que a grafia seja muito diferente de como ela está sendo procurada. Também há opções de árvores nestes sites que já podem conter o antepassado e assim transmitir informações importantes. Outros sites possuem apenas as imagens digitalizadas devendo ser abertas e analisadas, como se fosse uma busca física em um livro, mas que auxiliam imensamente na pesquisa, apesar de ser mais demorada.
Buscar o cemitério, informações de distritos e mudanças de nomes da cidade, delimitações geográficas e outras informações que podem render horas de leitura e amplificação do conhecimento também são a melhor maneira de usar os buscadores.

Não existe fórmula mágica

Apesar de parecer milagrosa a busca na internet não resolve todos os problemas. Assim como existem registros digitalizados não indexados (que precisam ser procurados e lidos um a um) muita informação e registros podem estar indisponíveis para consulta online. Eles precisam ser vistos fisicamente, possuem dia e horário de atendimento, e nem sempre é possível contar com o bom humor e paciência do atendente.

Mesmo parecendo que será rápida a pesquisa e o encontro das informações necessárias o tempo gasto apesar das facilidades da tecnologia normalmente é grande. Para equilibrar a divisão justa do tempo a organização é o melhor companheiro.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer