Dicionário da Genealogia: decifrando os termos mais comuns encontrados em registros genealógicos (de A a T)

O aprendizado para a pessoa que busca encontrar documentos de seus ancestrais é imenso e infinito. Muitas vezes a leitura pode não ser fácil e alguns termos podem ser confusos e muitas vezes surpreendentes. Claro que uma ajuda no momento pode ser conquistada com a facilidade da web, mas para uma ilustração e até consulta posterior, reunimos aqui alguns dos mais utilizados:

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Letra A

Agnação: Refere-se à consanguinidade ou linhagem sanguínea por linha paterna. Muito utilizada em documentos para comprovar nobreza ou realeza além de inventários.

Agnome: Prática romana de acrescentar um sobrenome ou apelido a alguém para ressaltar suas virtudes ou homenagear seus atos heróicos. Evoluído ao longo dos tempos para prefixos e sufixos como Doutor, Engenheiro, Professor e Júnior, Filho, Neto. Alguns agnomes da antiguidade foram transformados em sobrenomes como Valente, Velho, Vedovi (viúvo) e outros.

Amancebado: que vive com parceiro, amasiado. Aparece normalmente em registros de óbito para citar o nome da pessoa com quem o falecido convivia. Também em inventários e outros tipos de documentos.

Antonomásia: substituição de nome de uma pessoa por outro que represente alguma qualidade ou ato envolvido. Um exemplo utilizado na modernidade seria “o rei do cangaço”, referindo-se a Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Utilizada em documentos antigos para designar personagens importantes que aparecem na árvore de muitos, como no exemplo: a Rainha Santa, que é Isabel, Rainha de Portugal, esposa de D. Dinis.

Letra B

Bastardo: Filho nascido fora do casamento, ilegítimo, adulterino, que não tem pai declarado. Estes termos são normalmente encontrados em registros de batismo e de nascimento e justificam a ausência do nome do pai.

Letra C

Casamento nuncupativo: Quando um dos cônjuges têm risco de morte e é necessário realizar o casamento de modo urgente, com o mínimo de 6 testemunhas, sem a obrigação de proclamas e processo de habilitação. Para o pesquisador a busca da habilitação se torna desnecessária neste caso.

Casamento putativo: Quando os noivos recebem-se em matrimônio porém mais tarde é provado que existem motivos para anulação. É um casamento imaginário, onde os noivos acreditam que está tudo certo em seu casamento quando na verdade não está.

Cognação: Utilizado em registros, é a designação para o parentesco real e consanguíneo da pessoa. Para os que chegam em suas pesquisas na época antiga Romana e Grega o termo significa ascendência por linha materna e a destituição dos direitos civis.

Colateral: Este termo muito utilizado entre pesquisadores informa que as pessoas são parentes porém não em linha direta, sendo primos, sobrinhos, tios ou mais distantes

Costado: A ascendência direta de uma pessoa. Uma frase comum é “sou italiano de quatro costados”, ou seja, os avós maternos e paternos são italianos. Árvore de costados é a linhagem do indivíduo.

Letra D

Declarante: Pessoa que declara as informações por ocasião do registro. Nem sempre é declarado o parentesco dele com a pessoa relacionada no documento.

Desquite: Dissolução da sociedade e do convívio conjugal, separação do casal e de seus bens sem a quebra do vínculo matrimonial. Até a lei do divórcio vigorar ele era utilizado em algumas situações.

Letra E

Estirpe: Tronco de família, linhagem, ascendência étnica, origem.

Exposto: Criança abandonada pelos pais e deixada em locais próprios ou ainda na porta de igrejas, termo muito utilizado em registro de batizado e de nascimento, onde não há a presença do nome dos pais.

Letra F

Filho ilegítimo: Filho fora do casamento civil, ou dependendo da época de registro, de casamento religioso, onde o nome do pai e mãe são inseridos. No registro civil os pais que eram casados apenas no religioso eram considerados pais ilegítimos quando iam registrar seus filhos. Caso se casassem no civil, posteriormente uma anotação no registro da criança era feita, legitimando seus pais.

Filho incestuoso: Nascido de mãe e pai que são impedidos de contrair matrimônio por terem parentesco direto impeditivo.

Filho legítimo: Nascido de pais legalmente casados.

Filho natural: Nascido de casal não casado mas sem impedimentos para realizarem o matrimônio, muito usado quando apenas a mãe é declarada no registro do filho.

Filho putativo: Filho suposto de alguém. Sem comprovação.

Filho sacrílego: Filho de padre ou pessoa que realizou votos de castidade.

Letra G

Genealogia: Estudo da origem das famílias, estirpe, linhagem, procedência.

Letra I

Inumado: Enterrado, sepultado. Muito comum em registros de óbito para declarar o dia e local do sepultamento.

Inventário: Relação de bens de uma pessoa utilizado no falecimento para que seus descendentes passem a ter posse deles. Pesquisas em inventários costumam trazer boas e preciosas informações.

Letra L

Linha Feminina: Descendência pela linhagem materna, também conhecida por linha feminil.

Linha Masculina: Descendência pela linhagem do pai, conhecida também por linha varonil.

Linhagem: Genealogia, linha de pessoas de geração e geração, família, estirpe.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Letra M

Morgado: Filho primogênito que herda a herança, não sendo possível vender os bens.

Letra N

Nobre: Pessoa de descendência ilustre, com títulos e honrarias. Muito encontrado nos livros de genealogia de famílias mais remotas.

Nubente: Noivos, aqueles que têm idade para se casar.

Letra O

Onomástica: Listagem de nomes próprios, explicação dos nomes, origem, estudo linguístico dos nomes.

Letra P

Parentes afins: Quando o parentesco é por afinidade e não consanguíneo.

Patronímico: Relativo ao pai, muito usado em termos como sobrenome patronímico, ou seja, de linhagem paterna.

Pedatura: Título de obras de genealogia, tratando de filhos e suas gerações. Uma obra de genealogia.

Perfilhar: Receber como filho legal, reconhecer voluntariamente um filho que foi declarado ilegítimo no registro de nascimento ou batizado, lavrado judicialmente.

Primogênito: O que foi o primeiro, normalmente utilizado para declarar o filho mais velho, que nasceu antes dos demais.

Letra T

Topônimo: Nome próprio de lugar. Muitos sobrenomes são toponímicos, ou seja, são originários do lugar de um patriarca.


Há muitos termos e palavras estranhas e de difícil entendimento que o pesquisador pode encontrar na leitura dos documentos que levam à construção da árvore. Com o uso da tecnologia é possível desvendar tais mistérios em segundos. Muitas dessas palavras e termos indicam a história de um ancestral que muitas vezes é desconhecida da maioria dos familiares.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer