O que é uma árvore genealógica bem sucedida?

Começando pelo começo

O início é super importante! Saber como dar os primeiros passos é fundamental para manter o equilíbrio na jornada. Já escrevemos aqui sobre como começar a fazer a sua árvore genealógica.Neste artigo você encontra a descrição de um início simples e satisfatório.

Muitos consideram que uma árvore genealógica bem sucedida conta com, pelo menos, sete gerações, mas a realidade é que quem define o sucesso da empreitada é o próprio pesquisador. Depois, é muito importante traçar um objetivo. Ele pode ser algo como:

  • Chegar à 4ª geração
  • Chegar ao familiar imigrante

Os objetivos podem divergir de pessoa para pessoa, porém o foco mesmo é ter uma árvore completa e quase perfeita.

E a árvore? O que ela precisa ter para ser perfeita?

Os nomes (muitas vezes motivo de briga de descendentes devido à grafia), as datas e os locais não são os únicos dados que importam! Essas informações formam o básico mas o que realmente é fundamental para uma árvore bem-sucedida é o algo mais.

Fotos, documentos, histórias, profissão, detalhes, mudanças, curiosidades, tradições e outras particularidades são de extrema importância. É isso que fará toda a diferença na avaliação dos parentes que amam encontrar uma árvore pronta e maravilhosa. Afinal, nomes, datas e locais são encontrados nos cemitérios. Árvores são como seres vivos, necessitam de nutrientes de alto valor para serem viçosas e agradáveis.

O cuidado para evitar erros comuns também ajuda a manter a valorização desse trabalho de sucesso. Juntos, acertos, informações básicas, história e o algo mais medirão o grau de poder da árvore construída que começou por uma semente pequenina e se transformou em uma agradável contribuição para a própria história da humanidade.

Como medir o sucesso da pesquisa

Alcançar o mais alto degrau significa atingir o que foi determinado como objetivo no início. Ou seja: ter uma árvore genealógica de sucesso depende apenas da meta traçada! Com o foco, o tempo pouco importará e o desafio pode até se tornar bem divertido. Desanimar por não conseguir alcançar o objetivo de imediato é comum, mas o pesquisador e historiador de família não pode se deixar abater por isso.

Rumo ao sucesso

Recapitulando: um desejo de começar, uma meta traçada, informações e variedades coletadas, organização, pesquisa, acertos e muita satisfação garantirão que sua árvore genealógica seja bem-sucedida.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer