Principais fontes de pesquisa genealógica em Portugal

Pesquisar em Portugal sem ir até a Europa é uma realidade para brasileiros com ascendência portuguesa. O país possui Arquivos onde registros históricos são preservadas, digitalizados e organizados para consulta online. Nem sempre a pesquisa revelará dados de um antepassado (muita coisa foi perdida ao longo da história) porém o encontro de documentos é muito comum entre todos os pesquisadores. Isso pode ser verificado nos livros e genealogias portuguesas publicadas que remetem aos primeiros habitantes do planeta.

A história sempre faz parte do contexto para a pesquisa. Item importante a ser verificado a cada busca. Já abordamos como buscar os documentos brasileiros, e saber um pouco mais de como pesquisar no acervo português é o próximo passo:

Principais fontes de pesquisa em Portugal

  • Arquivo Nacional da Torre do Tombo
  • Arquivos Distritais
  • Arquivos Regionais
  • Arquivos Municipais
  • Arquivo Diocesano (paroquial)

Eles podem ser consultados diretamente ou pode-se utilizar a facilidade do site tombo.pt para ajudar a localizar de forma mais abrangente, pois ele reúne as informações dos Arquivos listados por localidade.

ANTT – Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Com incrível acervo desde o século IX, o Arquivo busca preservar documentos e outros itens, com foco na valorização do patrimônio e cultura de Portugal. A busca inclui registros públicos e privados, separados por fundos e coleções.

A Base de dados Digitarq possui muitas informações com a ressalva da possibilidade de faltar partes na pesquisa. Há também registros que têm restrições e não são abertos a todo público.

Outros Arquivos

Pesquisas podem ser solicitadas entrando em contato ou buscando no acervo digital ou ainda através do tombo.pt.

Leia Também: Pensando fora da caixa na pesquisa genealógica

Observações Importantes

Ao buscar informações é muito importante lembrar que a geografia e história são itens importantes afinal lugares mudam de nome ao longo dos anos e buscar apenas pelo nome atual pode frustrar a pesquisa. Conhecer o país em sua atualidade bem como seu passado ajuda bastante a pesquisar no local correto e ganhar tempo com o trabalho realizado.

Parentes vivos auxiliam imensamente no planejamento da pesquisa pois normalmente eles fornecem pistas preciosas além de tesouros como fotografias antigas, documentos guardados, artigos pessoais e outros que ajudam a desvendar o mistério que por vezes se instala na hora de buscar a árvore.

Árvores prontas e livros de genealogia são uma fonte excelente para direcionar a pesquisa. Elas fornecem dados importantes e mesmo que não corroborados por documentos (apenas fontes orais) são um guia para a construção da árvore própria. Muita pesquisa realizada no passado não contou com a facilidade da tecnologia existente hoje mas nem por isso deve ser rejeitada, podendo com os recursos de hoje ser comprovada pelos documentos disponíveis online em sua maioria.

Ter uma visão aberta para a realização da pesquisa também ajuda a obter resultados satisfatórios de forma mais rápida.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

1 comments On Principais fontes de pesquisa genealógica em Portugal

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer