Como conciliar a pesquisa genealógica com sua rotina

Conciliar a pesquisa genealógica com sua rotina é o grande desafio para quem busca seus antepassados. Sem dúvida, as histórias e aventuras tornam o trabalho empolgante e maravilhoso, tanto que a maior parte das pessoas o classificam como passatempo ou hobby. Cada descoberta leva o pesquisador a querer saber mais e ter que parar para realizar as tarefas diárias pode ser muito doloroso e desanimador. Muitos aguardam a aposentadoria para poder dedicar suas vidas 100% à pesquisa. A frustração pode até mesmo causar a interrupção da busca e prejudicar as metas e objetivos.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Tenha sua pesquisa em uma lista de tarefas

Quando o objetivo é tangível, as coisas ficam muito mais fáceis de serem realizadas. Mesmo que a pesquisa genealógica seja apenas um hobby, se ela não fizer parte de uma lista de tarefas, dificilmente ela evoluirá, pois “encontrar tempo” para ela será quase impossível. Ao planejar todas as tarefas do dia, semana ou mês, incluir o que se gosta de fazer não é nenhum crime. Pelo contrário, as realizações prazerosas são as que mantém a estabilidade mental, social e psicológica.

Listar todas as tarefas, sejam elas de trabalho na rua ou em casa, é um ganhador de tempo oficial. Com a visão do que precisa ser feito e a finalização de cada uma a seu tempo, tudo será realizado e a satisfação de avançar na pesquisa tornará cada dia melhor que o outro. Um outro método eficaz é delimitar um tempo para a realização de cada tarefa, inclusive para a pesquisa. O desejo é de avançar na madrugada porém ter disciplina evita dissabores com familiares e até cansaço excessivo no dia seguinte. Com o período organizado e detalhado, haverá tempo certo para a pesquisa e para a realização de todas as outras tarefas, progredindo em todos os setores.

Leia também: Guia prático de como pesquisar dados de antepassados

Cooperação é fundamental

As tarefas podem e devem ser compartilhadas, inclusive a pesquisa familiar. Quando todos tiram seus pratos da mesa e ajudam com os outros utensílios o tempo ganho nessa tarefa multiplica para a pessoa que o faria sozinha. Da mesma forma dividir a responsabilidade da pesquisa familiar com irmãos, tios e mesmo com primos muito distantes faz com que o avanço seja real e rápido.

Uma organização para a pesquisa pode ser resolvida entre os interessados nos antepassados em comum. Cada um pode ficar responsável por algo específico ou dividir a mesma busca, especialmente para situações consideradas muito difíceis. Cada pessoa contribui com seu talento e conhecimento e assim a árvore vai tomando a forma repleta. Não importa se sete ou oito gerações separam o parentesco, se o antepassado é o mesmo, todo esforço é louvável.

Eleja prioridades

Elas são diferentes para cada pessoa e devem ser respeitadas. Equilibrar todos os setores e tarefas é uma importante maturidade a ser conquistada. Saber trocar algo necessário a ser feito por outra coisa igualmente ou mais necessária é saber priorizar o mais importante. As decisões são muito pessoais e dependem unicamente da pessoa que vai definir o processo. Adiar uma tarefa pode se fazer necessário porém é importante não fazer isso constantemente para não desanimar. Ainda mais se a tarefa adiada é sempre a pesquisa.

Leia também: Como superar as principais dificuldades na pesquisa genealógica


Os desafios na pesquisa são imensos e ter que lidar com prazos pode ser extenuante. Organizar o tempo ajudará a evitar a procrastinação e decepção por não conseguir avançar na ascendência. Traçar um plano e seguir na medida do possível conforme o planejado é um caminho seguro e certeiro para uma pesquisa satisfatória e repleta de informações.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

1 comments On Como conciliar a pesquisa genealógica com sua rotina

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer