Guia prático: como pesquisar dados de antepassados

Uma das partes mais importantes para quem faz genealogia é a pesquisa. Para muitos, ela inclui viagens e muitas horas em ambientes por onde os antepassados passaram em um tempo distante. Para outros, a pesquisa se resume a sentar em frente a uma máquina com acesso à internet e, por ali, descobrir tudo o que precisa.

A pesquisa abrange mais que esses dois métodos, e o melhor combiná-los, sempre lembrando que cada caso é muito individual e cheio de particularidades. Nem sempre o que funciona para você é bom para outras situações. Analisar e não desistir ao primeiro obstáculo é o caminho mais indicado.

Priorize seu tempo com objetivos bem definidos

Não importa se o pesquisador tem muito ou pouco tempo. O preparo e a organização são fundamentais para a pesquisa. De nada adianta ficar lendo um livro de óbitos inteiro, descobrir do que o prefeito da cidade morreu, sendo que ele nada tem a ver com o parentesco da família pesquisada. Ter um objetivo e otimizar a pesquisa ajuda na obtenção de bons resultados.

Converse com seus parentes vivos

Como já foi dito anteriormente aqui no blog, os parentes vivos são uma excelente fonte de pesquisa, pois sabem da história, lugares e eventos, ajudando assim o(a) pesquisador(a) a ir ao local certo, pessoal ou virtualmente. Perguntas específicas como lugar onde o antepassado viveu, o que ele fazia, histórias de mudanças e outras fornecem muito material para a pesquisa genealógica, desvenda mistérios e possibilita o encontro de documentos necessários para montar a árvore.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Use e abuse de sites de pesquisa

Depois de ter um roteiro montado e saber o que precisa ser buscado, utilizar os muitos sites de pesquisa lhe ajudará bastante. No futuro, para facilitar a sua busca, a MyPast contará com dezenas de milhões de registros genealógicos do Brasil inteiro. Enquanto não disponibilizamos nossos dados, é importante diversificar e buscar em todas as plataformas possíveis.

Os mais diversos sites de registros para pesquisas têm maneiras diferentes de acesso. Muitos cobram para a visualização de registros, outros permitem a busca gratuita, com ou sem restrições de locais ou quantidade. A diversidade é grande e permite que quase tudo seja encontrado.

Mergulhe de cabeça em livros de história das famílias

São muitos e são específicos, mas nem sempre um livro que aborda a história e genealogia da família Silva é o que vai trazer as informações para a pesquisa da família Silva. Ainda assim, a busca em livros de história das famílias é uma atividade valiosa. Confirmar informações com outros pesquisadores que já utilizaram o livro, folhear antes se tiver oportunidade e então utilizar ajuda a otimizar a pesquisa.

O Google é meu pastor e (quase) nada me faltará

Utilizar uma pesquisa simples no Google pode ajudar muitas vezes. Existem sites muito pessoais que não são acessados comumente pois são pequenos e específicos, porém eles podem conter exatamente aquela informação preciosa de um antepassado em comum com o autor. Utilizar “aspas” entre os nomes dos antepassados ajuda na seleção dos melhores resultados de busca. Pesquisar localidades, mapas antigos, para ajudar a entender os caminhos dos antepassados e encontrar possíveis locais de busca também é excelente. Muitas localidades mudaram com o tempo, inclusive de nome. Por exemplo, Florianópolis no Estado de Santa Catarina até o ano de 1894 tinha por nome Desterro.

Conclusão

A pesquisa centralizada no objetivo colabora na obtenção rápida e precisa. Muitas pessoas levam a vida inteira pesquisando sobre seus antepassados e não terminam sua obra, outros se contentam com as informações mais acessíveis e vitais como poucas gerações acima. Independente da maneira escolhida, ela pode ser um sucesso com o empenho e dedicação do pesquisador.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer