Mas por que, afinal, pesquisar sua genealogia?

Por que pesquisar sua genealogia? Essa é uma das perguntas mais frequentes que os que não são próximos da pesquisa genealógica fazem ao ouvir sobre buscar antepassados. Existem muitas razões que podem levar uma pessoa a ter o desejo de pesquisar seus ancestrais e a história da sua família ascendente. Independente do objetivo, essa atividade de busca e descoberta trará conhecimento, entendimento, satisfação e realização para o pesquisador.

#1 Conhecer mais a própria história

Genealogia é uma ciência que estuda a origem das gerações, ou seja, a formação das famílias anteriores a pessoa que está pesquisando. O simples ato de anotar o nome dos pais, avós e bisavós já é suficiente para trazer sentimentos de pertencimento e valorização do próprio ser.

A pessoa que inicia a busca por informações de seus ancestrais consegue enxergar muito mais que apenas informações. Há muito a descobrir e muitas coisas são espelho do que acontece na vida do próprio pesquisador.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

A investigação aprofundada dos eventos e fatos dos ancestrais permitem a criação de uma conexão do presente com o passado. Nessa trajetória, muita coisa pode ser aprendida e compreendidas circunstâncias vivenciadas na atualidade pelo pesquisador. 

Há muito o que entender sobre a individualidade e em como a bagagem ancestral influencia na personalidade e saúde física e mental. A genealogia ou a busca da história da família possibilitam a abertura do conhecimento em várias áreas, entre elas:

  • A possibilidade de transformação na maneira como a própria vida é vista
  • Maior compreensão das atitudes e decisões que foram tomadas no passado tendo em vista a história e dificuldades que enfrentaram
  • Forças para suportar dores e dificuldades vividas no presente em face ao exemplo e determinação dos ancestrais
  • Entendimento de crenças presentes na atualidade a partir do conhecimento das crenças dos familiares que já se foram
  • Coragem para enfrentar os medos diante da análise da força que familiares tiveram em suas próprias vidas e de seu exemplo de luta
  • Compreensão de bloqueios psicológicos que podem ser resultados da herança genética ou também dos costumes vivenciados por muitas gerações
  • Maior conectividade com o próprio ser interno ao verificar a quantidade de pessoas que lhe proporcionaram a vida e suas batalhas para que a vida fosse melhor para cada geração
  • Conhecimento de doenças que fizeram parte da ancestralidade e que podem ser manifestadas em seus descendentes
  • Percepção das origens dos costumes, vocabulário, interesses e outros mistérios que explicam o porquê das pessoas terem tais desejos, manias e culturas

A informação das doenças físicas dos antepassados é um fator importante para o conhecimento de como lidar com a saúde pessoal possibilitando a prevenção de situações e auxiliando em tratamentos específicos. Registros de óbitos podem ser pistas para os descendentes assim como o conhecimento de internações e o histórico médico.

Um estudo mais profundo e uma linhagem maior poderão mostrar ao pesquisador suas origens mais remotas e a ampliar o entendimento de si mesmo através de uma visão global. Sentimentos de compreensão e paciência consigo mesmo poderão surgir dessa nova realidade e assim abrir possibilidades de progresso pessoal.

#2 Solicitar uma segunda cidadania

Os descendentes que têm interesse na pesquisa por algum motivo específico são muitos. E o desejo em desvendar o passado pode ter várias faces, entre elas a mais evidente é a de encontrar maneiras de reconhecer a cidadania do país de origem se seus ancestrais.

O estudo das gerações torna-se algo prioritário quando o desejo de adquirir a cidadania de um outro país se instala na mente e coração do pesquisador. Ele é muitas vezes motivado por razões válidas que incluem:

  • Acesso livre ao país de origem ancestral
  • Passaporte europeu (no caso de cidadania italiana, alemã, francesa e outros países da Europa)
  • Residência no país de origem dos antepassados ou países amigos (como os que pertencem a União Europeia por exemplo)
  • Perpetuidade da cidadania para os descendentes que ainda virão
  • Direitos na saúde, residência e política do país
  • Possibilidade de trabalhar no país da cidadania e em outros (como no caso da União Europeia)
  • Oportunidades de estudar em outros países com direitos iguais aos nativos
  • Acesso facilitado a alguns países do mundo com isenção do pedido de visto

 Para estes que mantêm a ambição de conseguir tais direitos, a genealogia se torna necessária como comprovante de ascendência do país de origem de cada um dos ancestrais.

Leia também: Passo-a-passo de como ter sua cidadania portuguesa reconhecida

Ao buscar as informações básicas da ancestralidade e reunir os dados e registros necessários, o pesquisador encontra base para comprovar sua nacionalidade por jus sanguinis, ou seja, apesar do nascimento no Brasil ter proporcionado a cidadania brasileira por jus soli, ele também tem direitos sobre a cidadania de seus ancestrais.

Algumas nações permitem que descendentes recebam o reconhecimento de sua cidadania independente do número de gerações nascidas em outro país. As regras porém não são as mesmas para todos, por isso é importante que ao desejar uma dupla cidadania o pesquisador se informe dos requisitos necessários ao processo. O estudo do passado e a busca das informações dos ancestrais mostrará a viabilidade de acordo com as regras expostas nos consulados.

Leia também: Passo-a-passo de como ter sua cidadania italiana reconhecida

A comprovação é basicamente efetuada através de registros dos principais eventos das gerações ascendentes até chegar em um registro do que tem nacionalidade que não é a brasileira. A localização destes documentos demanda tempo e trabalho, contato com repositórios e buscas através da web. Um tesouro a ser descoberto que trará benefícios imensos para o requerente e sua descendência.

#3 Lazer

Para outros o encontro com a pesquisa representa a maneira de ocupar o tempo com algo prazeroso e de conteúdo benéfico não apenas para si, como também visando as gerações futuras.

O descobrir do passado revela muito mais que apenas datas, nomes e locais, pois a emoção a cada item encontrado é intensa e marcante. As muitas horas de leitura em livros digitais ou mesmo em mesas de arquivos pesquisando são plenamente compensadas em segundos com a visão do precioso documento exposto. 

Alguns podem imaginar que esse passatempo e reconstrução da história familiar é algo realizado apenas por pessoas aposentadas que nada mais têm a fazer em suas vidas podendo disponibilizar seu tempo diário para este trabalho e tendo dinheiro para financiar tudo o que acompanha a pesquisa. Porém muitos não esperam até esse momento de suas vidas e iniciam bem cedo, mantendo o passatempo por muitos anos ou mesmo por toda a sua vida.

O interesse na genealogia e história da família é vastamente visualizado nas redes sociais que mantêm grupos de ajuda mútua, centenas de comentários e perguntas e é muito claro a vastidão de interessados de todas as idades, jovens, às vezes muito jovens, adultos que têm suas vidas profissionais e mantém o hábito de pesquisa como sua maneira de desestressar do cotidiano, e pessoas com mais idade também interessadas em deixar para as gerações futuras um pouco do conhecimento e história da família.

É difícil prever qual seria o motivo para que cada vez mais pessoas desejem iniciar com esse trabalho. Uma das tentativas de explicação deve-se às facilidades atuais com os recursos tecnológicos trazendo mais e mais informação que pode ser conseguida em segundos em qualquer computador ou celular que a pessoa tiver em mãos.

Aplicativos de construção de árvore, conservação de recordações e mesmo para pesquisa se espalham facilmente mostrando que o interesse provém dos mais jovens que preferem plataformas simples e rápidas, acessadas a partir da palma da mão.

Outra maneira de saber que o interesse por história da família e genealogia tem aumentado são os grupos familiares que reúnem pessoas de todas as idades interessadas em mostrar fotos antigas, contar histórias, marcar encontros familiares e dividir o conhecimento das gerações compartilhando linhagens e outros dados.

A razão para as pessoas escolherem um passatempo que exige tanta dedicação é desconhecida mas pode ter um indício de curiosidade natural da humanidade. É comum a todas as pessoas desejarem saber pontos importantes como as respostas para “de onde viemos”, “quem somos” e “para onde vamos”. O estudo do passado com fins genealógicos e históricos consegue responder a elas mostrando os ancestrais da pessoa, quem ela é por razão hereditária e cultural e qual seu futuro, muitas vezes semelhante ao que ocorreu no passado com seus familiares diretos. A busca pela origem apresenta um sentido de vida.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Seres humanos são seres sociais

A humanidade sozinha em si tem a necessidade de preservar e manter a história e os registros dos acontecimentos individuais e familiares. E isso ocorre desde os primórdios, quando no início da vida na Terra as histórias eram registradas em paredes nas cavernas, que muito provavelmente também serviam de moradia.

O reconhecimento paternal e maternal também acompanham a história do gênero humano desde os primórdios, com sentimentos de responsabilidade entre as gerações e a necessidade de expor as origens e descendência. A partir da descoberta da escrita, histórias foram contadas e linhagens preservadas. Necessidades de reconhecimento das famílias levaram à criação de sobrenomes e assim a História Humana foi se formando e deixando informações preciosas ao longo dos tempos.

O caminho inverso, altamente recomendado para quem está começando na genealogia, pode levar a muito conhecimento e incluir diversas gerações na árvore pessoal. Iniciando por si mesmo e seguindo as gerações ascendentes, os caminhos que cada ancestral escolheu poderão ser desvendados e publicados para que mais ajuda de outros pesquisadores ligados por um mesmo ancestral distante.

A construção de tantas árvores individuais possibilitou às grandes redes de genealogia entender mais ainda sobre a humanidade e seus costumes nas diversas eras antigas. Estudos realizados com as árvores de milhares de pesquisadores mostrou que elas afunilam e formam uma raiz em comum com muitas pessoas descendentes. Isso levou autores do estudo a garantir que toda a humanidade é de uma mesma família.

O trabalho dedicado de vários pesquisadores de sua própria história familiar tornou possível esse estudo que também levantou a luz para outras questões importantes como a das migrações das famílias e como isso afetou na genética. Hábitos e tempo de vida foram delineados e observada a continuidade entre gerações posteriores. 

De fato encontrar pessoas desconhecidas que também descendem de um mesmo ancestral é algo muito comum entre os pesquisadores e nem será necessário voltar muitas gerações para verificar que essa estimativa é real. 

Infelizmente para muitos a pesquisa tem um limite pois alguns registros não foram feitos ou foram perdidos com o tempo e a falta de cuidados. Entretanto isso acontece apenas com algumas pessoas que decidem começar e apenas depois de muitas gerações. Toda pessoa é capaz de encontrar ao menos 4 gerações na linhagem direta através de registros e pesquisa no ambiente familiar.

A pesquisa genealógica traz resultados positivos para todos

Independente do motivo ou da intenção em iniciar e continuar o trabalho de pesquisa da história da família, o resultado sempre será positivo. Mesmo para os que buscam as informações apenas para comprovar o direito à cidadania europeia, não é raro perceber que o interesse em pesquisar outros ramos familiares continua, mesmo que o objetivo já tenha sido alcançado. Ou mesmo avançar na pesquisa do ancestral que concedeu o título de cidadão de outro país.

A alegria em conhecer o passado e entender o hoje da própria pessoa torna a vida mais interessante e as histórias e conquistas inspiram a prosseguir, com a mente mais esclarecida e com respeito pelo que seus ancestrais vivenciaram.

A colaboração em escrever a história da humanidade é também um motivo justo e produtivo, uma vez que a pesquisa de uma pessoa pode ajudar outra que descende de um mesmo ancestral. As linhas geracionais construídas a partir das informações e os relacionamentos ajudarão cada pessoa a encontrar seus parentes vivos e saber que nele existe uma partícula de DNA igual à própria também resulta em sentimentos dignos de nota.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer