Quais as suas metas de pesquisa genealógica para 2020?

Ciclos fazem parte da vida de todas as pessoas. Eles possuem começo, meio e fim e são uma ótima oportunidade para reflexão e estabelecimento de metas de acordo com o que se deseja alcançar. O iniciar de um novo ano não é diferente.

Cada pesquisador tem seus objetivos e estilo de pesquisa, por isso as resoluções diferem para cada pessoa. Reunimos aqui os desafios mais comuns entre os pesquisadores e uma solução plausível que pode se tornar em uma meta a ser conquistada.
Quem ganha com isso além do próprio pesquisador são os descendentes e outros parentes que terão em suas mãos uma pesquisa mais excelente:

Foco no que se está pesquisando

Ter estabelecido claramente o rumo da pesquisa é fundamental para uma pesquisa clara e objetiva. Ela pode ser dividida em setores de prioridades sendo o primeiro:

  • Reunir documentos vitais e outras recordações dos parentes mais próximos (pais, avós e outros)
  • Catalogar e manter organizado o material
  • Permitir alterações e acréscimos ao longo do tempo

Depois desta etapa o segundo poderia ser:

  • Eleger um lado da ancestralidade para prosseguir para mais uma geração (paterno ou materno)
  • Buscar os documentos e outras recordações e informações
  • Centralizar em um lado para obter melhor resultado e depois partir para o outro lado

E para o terceiro:

  • Prosseguir nessa linha de eleição de um lado para seguir mais gerações
  • Não se esquecer das outras linhas
  • Eleger as família colaterais a serem pesquisadas por ordem de prioridade

Leia também: Pensando fora da caixa na pesquisa genealógica

Organização, organização, organização

Manter os registros devidamente nomeados e catalogados é importante para evitar o retrabalho e perda de informações ou material. Inserir os registros em um arquivo próprio para genealogia facilita o encontro das informações pontuais e visão geral da árvore.
Anotações em cadernos e notas de celular precisam ser repassadas ao programa escolhido para a preservação correta. Acumular informações em pedaços pode ser prejudicial à pesquisa e muita coisa pode ser perdida, sendo que muitas das informações serão difíceis de serem conquistadas novamente. Manter a meta de receber a informação e repassar o mais rápido possível para a plataforma escolhida faz parte das boas práticas do pesquisador.

Programe sua viagem com antecedência

Programar a tão sonhada viagem para a terra dos antepassados é necessário para evitar gastos maiores. Com a devida antecedência o custo fica menor além de evitar o retorno com a sensação de que faltou muita coisa a ser feita e que será necessário planejar nova viagem.
Quando a meta com prazo e programação é estabelecida o resultado é mais satisfatório e as chances de sucesso são grandes.

Conhecer mais parentes vivos

Descobrir onde residem e se programar para conhecer e poder ter aquela conversa esclarecedora sobre a história daquele ramo familiar também é uma excelente meta a longo prazo. Preparar uma lista e estar preparado para que ela fique realmente grande e que pode aumentar ainda mais depois de conhecer alguns dos parentes é uma boa ideia para não se perder em tantas informações.

Leia também: Fazendo as perguntas certas para seus parentes na pesquisa de antepassados


Deixar preparado um programa a seguir com as perguntas e assuntos que devem ser abordados para prosseguir e aprimorar a pesquisa também podem ser preparados juntamente com a meta assim o tempo fica otimizado na hora do encontro.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer