Minha genealogia travou. E agora? O que é possível fazer?

Encontre o erro na frase: Minha genealogia travou. Para a maioria das pessoas que busca informações e registros de antepassados e encontra dificuldades, essa é a resposta triste, porém confortável. Mas para alguns genealogistas teimosos o desafio diante da dificuldade é um propulsor para um trabalho mais intenso e direcionado. Sua genealogia travou? O que é possível fazer?

Ao procurar familiares mais idosos, o pesquisador segue em busca de pistas que auxiliam na escolha dos locais de busca, sejam eles virtuais ou físicos. E então é comum ouvir histórias de que os ancestrais imigrantes vieram fugidos da guerra, ou que entraram clandestinamente no Brasil. Isso acontece muito provavelmente devido ao conhecimento que o familiar recebeu de pais e avós pela falta de informação entre as gerações. As deduções podem ser várias sendo estas muito comuns.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Com quase toda a certeza do mundo a entrada no país contemplou registros e apesar de muitas vezes ser difícil encontrar eles foram feitos com raras exceções da falta deles. O mais provável é existir um registro de saída, de chegada ou ambos do que uma pessoa ter saído de um país e entrado em outro sem registro algum.

Onde buscar informações de imigração

Os locais para a busca de informações de imigrantes são vastos e estão dos dois lados do mundo. Uma pesquisa mais abrangente com informações de parentes vivos descendentes ajuda a ir direto ao ponto de busca. Quanto mais dados houverem, mais fácil será acertar o local de pesquisa.

O Arquivo Nacional, por exemplo, é um repositório com imenso acervo de entrada de estrangeiros. Vários portos do Brasil têm ali suas listagens de controle em períodos específicos. Alguns dos portos e períodos dos registros são:

  • Belém (1939-1962)
  • Corumbá (1940-1964)
  • Esperança (1937-1951)
  • Florianópolis (1939-1953)
  • Manaus (1938-1964)
  • Paranaguá (1946-1956)
  • Quaraí (1940-1953)
  • Recife (1920-1961)
  • Rio de Janeiro (1875-1964)
  • Salvador (1939-1952)
  • Santos (1891, 1894-1982)
  • Uruguaiana (1939-1945)

Os documentos a serem pesquisados podem incluir a entrada de estrangeiros, serviço da Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras. Muitas vezes o pesquisador realiza seu trabalho apenas na listagem indexada (busca por nome e sobrenome) no SIAN e ao não encontrar referência, acredita que não existem informações de entrada de seu ancestral. Todo o acervo, porém, deve ser consultado antes de encerrar a busca genealógica com a triste frase de travamento.

O período de entrada do imigrante faz toda a diferença na hora de selecionar o tipo de busca a ser realizada. Se ocorreu na grande leva de imigração (entre 1875 a 1910), a probabilidade de entrada pelo Rio de Janeiro é grande e a facilidade de busca pelo nome do antepassado, nome de embarcações, local de destino dentro do Brasil ou outras informações é facilitada pelo site em em seu vasto acervo. Porém não se deve imaginar que ao não encontrar o ancestral nessa listagem, essa informação não existe. Erros na indexação podem ocorrer além de perda de documentos ou ilegibilidade, como também a entrada ter sido realizada em outro porto. Esse trabalho a mais de pesquisa muitas vezes terá que ser executado para que as informações sejam consistentes com a história do ancestral imigrante.

A pesquisa online é maravilhosa para todos porém muitas vezes a necessidade de uma pesquisa em documentos não digitalizados será necessária. Ela pode ser solicitada a distância ou também pode ser presencial. Os arquivos públicos estão preparados para esses pedidos e cada local tem suas regras e prazos.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo também possui acervo com informações dos imigrantes que entraram pelo porto de Santos. Outras localidades e outros portos também podem ter informações garimpadas em seus registros. Para cada situação a pesquisa poderá ser diferente e outros passos poderão ser necessários.

Pesquisando nomes de imigrantes em portos estrangeiros

Uma outra maneira de buscar os imigrantes é seu porto de saída. Os registros disponíveis online ajudam bastante e nem sempre estão indexados sendo possível a busca apenas pelo sobrenome. A necessidade de folhear as páginas dos registros pode existir em várias ocasiões especialmente naquelas onde não existe pista da época da imigração e origem. Essas pistas podem estar escondidas em algumas informações como:

  • Casamento (o registro foi feito no Brasil então a imigração é anterior)
  • Nascimento de filhos (Alguns nasceram no exterior e outros no Brasil. O intervalo é o período provável da imigração)
  • Informações de outros parentes

Com um período a ser buscado um pouco menor e especialmente quando há certeza de ser aquele período a busca se torna menos cansativa e mais assertiva. Encaixando as informações o retorno fica mais certeiro.

O que fazer quando não há registro de nascimento

Informação básica para a história dos antepassados, um registro de nascimento contém dados importantes e levam a mais uma ou duas gerações para trás. Mas nem sempre ele é encontrado e isso pode causar frustração. É importante lembrar que:

  • Os registros civis podem ter sido feitos depois de bastante tempo do nascimento. Alguns foram lavrados somente para o casamento civil ou para o alistamento e declarados pelo próprio nascido
  • Os registros de batismo são uma opção para a data do nascimento e também como registro religioso com efeito civil em algumas épocas e situações
  • O auto registro tardio também pode ter ocorrido em local diferente do nascimento. Um exemplo seria a pessoa nascer em uma cidade do interior e se auto registrar na vida adulta em uma capital, cidade onde residia por ocasião da declaração do evento

Portanto, quando os meios comuns não levarem a um registro, outras opções podem ser encontradas. Maternidades podem dar informações de nascimento pelos seus documentos e registros e habilitações de casamento também podem fornecer esse dado. Os registros de óbito normalmente tem a idade do falecido e um cálculo pode ser feito para aproximar melhor a data do evento de nascimento. Livros de recordações familiares como álbum de fotos também ajudam a desvendar as dúvidas referentes à data e registro buscados.

Uma pequena parcela de documentos nunca serão encontrados devido a desastres naturais ou mesmo desgastes do material que não foi corretamente armazenado para perdurar através do tempo. Substitutos podem e devem ser utilizados para que a informação seja descoberta e preservada para as futuras gerações.

Para a pesquisa mais avançada no tempo, aquela que parece muito difícil de trilhar, os registros paroquiais são o caminho. A pesquisa em cúrias, dioceses e arquidioceses pode ser ampla e ir muito além do livro de batismos. Eles estão preparados para pesquisas e têm muita informação, em sua maioria não indexada, tendo que ser a busca realizada de maneira um pouco mais presente.

Para os principais documentos paroquiais como batismo, casamento e sepultamento a opção de material digitalizado é vasta, afinal antes da república eram raros os registros civis e a igreja era a maior responsável por escrever a história pessoal da humanidade.

Livros de registros não tão comuns podem auxiliar na pesquisa e obtenção de dados e informações. de delegacias de polícia são um exemplo. Registros históricos como jornais podem ser muito úteis para encontrar um antepassado e a informação de algo de sua vida. Imagens digitais online de jornais e revistas possuem ferramentas de pesquisa e o nome do antepassado pode ser encontrado.

Pensando fora da caixa em sua pesquisa genealógica

Se mesmo depois de procurar em todos os locais e o trabalho não render o resultado esperado, então é prudente trocar o foco e tentar algo diferente. Apesar de o objetivo ser um ancestral específico, dar a atenção para os parentes dele muitas vezes abre o caminho para o sucesso da pesquisa.

Leia também: Pensando fora da caixa na sua pesquisa genealógica

Essa busca pode iniciar pelos irmãos do antepassado. E caso ainda não se tenha os dados como o nome deles, uma pesquisa pode ser feita pelo sobrenome. Nesse momento é importante anotar com cuidado os nomes e as informações de cada um ainda que não se saiba o grau de parentesco. Conforme a árvore for ganhando forma, o quebra-cabeças irá mostrar a relação e outros documentos referentes a estes parentes poderão revelar mais informações do ancestral direto.

Há muitos caminhos a serem percorridos antes de decretar o fim da pesquisa. Mesmo com perspectivas negativas vindas de outras pessoas, a desistência pode ser adiada e a insistência ajudará a encontrar preciosas informações.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer