Como a miscigenação do Brasil afeta a pesquisa genealógica

pintura Operários, de Tarsila de Amaral (1933)

Que o Brasil é uma mistura de povos todo mundo sabe. Motivo de orgulho para um país tão grande, essa herança diversificada pode ser um desafio para quem pesquisa seus antepassados.

Uma ascendência repleta de europeus, bem como a presença de parentesco negro e ameríndio, para um cidadão brasileiro é uma realidade. Ela pode ser comprovada por meio de pesquisa e muitas vezes somente com exames de DNA que realmente trazem surpresas! Cor da pele, ondulação do cabelo ou outras características pessoais não descartam a possibilidade de ascendência caucasiana, negra ou ameríndia.

Descobrir esse passado a quem cada pessoa deve sua vida é uma forma de se conectar de verdade com a herança que muitas vezes causa dúvidas nos traços, personalidades, doenças e outros fatores genéticos e culturais. Uma aventura que com certeza trará satisfação para o pesquisador.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Principais povos miscigenados

Segundo pesquisas, a herança indígena é muito pequena quando comparada à europeia. A estatística revela que na média a população brasileira não tem menos que 60% de origem caucasiana, enquanto a indígena só chega a 10% no norte do país, sendo bem menor nas outras regiões.

Testes de DNA e estatística declaram muito além da aparência física. Conclusões precipitadas podem ser derrubadas ao pesquisar a ancestralidade e descobrir uma ascendência muito mais europeia do que se imagina. Muitas genealogias vão além do ano zero e estão prontas, bastando encontrar o antepassado chave que possui uma antecedência nobre e que foi preservada através dos séculos.

Encontro de culturas

Por ser tão diversificada, a etnia brasileira é a união de várias culturas dos povos que construíram o país. Ela é única e a fusão de praticamente todas as nações do globo. A nutrição, o trabalho, cultura e outros fatores representam várias populações. Estudar a respeito é compreender o porquê de certas tradições familiares. Entender o passado é trazer clareza para o presente.

Leia também: Principais fontes de pesquisa genealógica em Portugal

Como a miscigenação afeta a pesquisa genealógica

Apesar de muitas vezes as histórias da imigração e outras passarem de uma para outra geração, há muita informação oculta que apenas aparece quando a pesquisa é realizada. Outras vezes as pessoas nem sabem de onde seus antepassados vieram pois esses dados foram perdidos no tempo. Muitas famílias têm preconceito quanto à sua origem ou não querem revelar o sofrimento passado nas gerações anteriores e preferiram nunca revelar a procedência e outras histórias familiares. Isso dificulta bastante mas não torna a pesquisa impossível. Um teste de DNA pode ajudar bastante a clarear os fatos e então buscar nas origens corretas com sucesso.

Silêncio e suspense também aparecem nas histórias de pessoas que foram adotadas e que nunca o souberam. Histórias que podem render livros, filmes e séries por sua autenticidade. Épocas em que casos eram encobertos e ninguém ficava sabendo do ocorrido hoje são desvendadas com um pouco de saliva. Testes de DNA podem ajudar muito mais que familiares vivos na obtenção de informações sobre a ancestralidade.

Conhecer a herança ancestral pode ser um objetivo muito aplicável para o pesquisador, afinal a história familiar não se resume a datas e locais. Estar aberto ao conhecimento das mais variadas etnias que podem fazer parte do parentesco é um começo para o encontro de informações difíceis e ocultas pelo tempo. A utilização dos recursos modernos facilita a busca e esclarece a parte mais complicada.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer