Pensando fora da caixa na pesquisa genealógica

Pesquisar documentos para construir sua árvore familiar e saber mais da história da sua família dá um pouco de trabalho, mas a satisfação é garantida durante todo o processo e as alegrias podem ser muito maiores que apenas encontrar informações e conhecer de verdade os ancestrais, especialmente se você pensar fora da caixa na pesquisa genealógica. Vem com a gente que te ensinamos tudo!

Normalmente a pesquisa inclui uma busca cuidadosa dos principais documentos históricos, o que às vezes pode ser dificultoso às vezes. Outros locais podem servir de grande ajuda e outros documentos podem ser o elo aguardado para as informações difíceis. Vamos listar alguns deles:

Registros de Imigração

Há listas de entrada disponíveis em sites, arquivos de imigração, museus e nas capitanias de portos. A busca pode trazer informações como todos os familiares imigrantes listados, nome do navio, datas de saída e entrada. A partir da data da imigração é possível ter certeza de filhos nascidos no Brasil e buscar suas certidões de nascimento no local correto. Uma peça fundamental que ajuda muito na abrangente pesquisa. Passaportes também são documentos importantes a serem resgatados.

Inventários, escrituras, testamentos

Aqui as informações vão muito além de nomes e propriedades. No inventário, mas escrituras de imóveis ou terras e nos testamentos podem ser encontrados os descendentes, informações deles e surpresas como pessoas herdeiras que fazem parte da família mas que você não tinha conhecimento. O local das terras ajuda também na pesquisa de outros documentos básicos pois direciona os pesquisadores para um local de maior possibilidade para a busca.

Leia também: Guia prático de como pesquisar dados de antepassados

Registros profissionais e de escolaridade

Documentos procurados em sindicatos, repartições públicas, juntas comerciais, juntas militares, faculdades, escolas e outros locais relacionados à história de determinado antepassado podem fornecer muitas informações preciosas e que poderão levar ao conhecimento de outras.

Registros de Saúde

Arquivos médicos, hospitalares, Santa Casas podem ser fonte segura para encontrar um ancestral difícil.

Boletins policiais e imprensa

Estes arquivos também auxiliam especialmente no encontro de pessoas mais difíceis. Muitos jornais estão online e a busca pelo nome é simples, rápida e, atualmente, muitas delas são efetuadas com o auxílio de inteligência artificial.

Cemitérios

As informações, tanto na lápide quanto no arquivo, são importantes. não se esqueça de tirar uma foto da lápide e manter no histórico do antepassado. Na internet já tem muita coisa disponível evitando o deslocamento na pesquisa.


Onde houver informações pessoais ali estará um pesquisador. O que consegue enxergar além do tradicional encontra mais material para sua pesquisa. As sugestões aqui apresentadas não são todas as possíveis, pois as fontes dependem muito de cada caso.

Geografias, histórias, migrações, eventos de vida são importantes na escolha de onde buscar mais dados para a pesquisa familiar.

Não encontra um parente? Tente outras fontes!

Ainda não nos segue no Instagram? http://instagram.com/mypastofficial <3

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

3 comments On Pensando fora da caixa na pesquisa genealógica

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer