Principais fontes de pesquisa genealógica na Itália

A busca pelas origens italianas é bem grande no Brasil e em outros países. A cidadania italiana é um direito de todo descendente de um ancestral nascido na Itália. Sendo assim, quando a pessoa tem um bisnono italiano, ela também é italiana por direito (além de ser brasileira por nascimento). A lei é clara e muitos descendentes buscam o reconhecimentodesta cidadania, que precisa ser comprovado por meio dos registros das gerações até o imigrante.

É comum pesquisadores iniciarem sua busca para adquirir esse direito e acabarem se tornando ávidos historiadores de sua família. Não se satisfazem apenas com o encontro das gerações até o imigrante, mas sim desejam conhecer mais e saber da cultura, história, eventos e outros assuntos empolgantes. Ainda assim, a pesquisa pode ser difícil.

Sites de pesquisa genealógica contém uma infinidade de registros e árvores prontas que outros pesquisadores compartilharam para auxiliar novos interessados e parentes distantes. A busca por documentação brasileira já foi abordada em outros artigos aqui no blog, mas para pesquisar na Itália o processo pode ser um pouco diferente.

Um pouco de história

É sempre bom lembrar que, apesar de uma lei civil ter uma data certa, nem sempre isso corresponde à realidade. Muitos locais iniciam aos poucos com o registro civil, apesar da obrigatoriedade. As localidades também são importantes na avaliação de onde encontrar o documento, pois nem todos os locais pertenciam ao mesmo reino ou, mais tarde, à República.

No sul da Itália, por volta de 1806, já era obrigatório registrar civilmente os principais eventos. Localidades que não eram de domínio napoleônico não tinham essa obrigação e esses documentos não foram realizados.

Após 1815 algumas localidades continuaram a registrar civilmente e outras, por não haver mais a obrigatoriedade, não perpetuaram a prática. Para esses e outros períodos ao redor a recomendação é que seja buscado também o registro paroquial.

Leia também: Pensando fora da caixa na pesquisa genealógica

Onde pedir informações

Entrar em contato com cartórios locais, sempre avaliando a história e circunstâncias geográficas e temporais, por correspondência eletrônica (e-mail, formulário de contato em site ou redes sociais) não é difícil. Quando escrito na língua materna a resposta é mais possível de ser obtida. O mesmo acontece com as paróquias. Afinal, se a pessoa é italiana por direito, nada mais justo que saber falar e escrever o idioma oficial.

A resposta pode demorar (na maioria das vezes demora muito tempo mesmo). A checagem dos cartórios inclui fatores sociais e pessoais, indo muito além de datas e locais dos principais eventos informações. A profissão, como a pessoa interagia com os outros munícipes, o que faziam no tempo livre… tudo isso pode ser uma surpresa que com certeza encherá os olhos d’água de todo italiano. Saber que seu bis-bisnono alegrava a comunidade cantando e tocando é realmente uma luz para entender porque a família viva hoje gosta tanto de cantar!

Como localizar os detentores destes registros

A internet é sem dúvida o maior contribuidor para as pesquisas. Localizando o comune, basta buscar na web pelo cartório ou paróquia, ou ambos. Uma outra maneira rápida é consultar antes o site Antenati para localizar locais e datas mais facilmente. A busca pode ser feita pelo sobrenome do antepassado o que facilita bastante.

Depois de iniciada a pesquisa o assunto flui e mais informações surgem para contribuir com a árvore genealógica. Analisar a busca para otimizar e direcionar ao encontro de mais registros e história auxilia bastante no progresso e a alcançar os objetivos estabelecidos.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

2 comments On Principais fontes de pesquisa genealógica na Itália

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer