Como pesquisar sua genealogia polonesa

No Brasil, a imigração polonesa não foi tão expressiva quanto a portuguesa ou italiana, ou até mesmo a alemã. Sua concentração é maior no Sul e Sudeste do país e conhecer a história ajuda na pesquisa de documentos e resgate das origens.

Saídos da região da Polônia em 1841, antes do país ser reconhecido como Estado Independente, um número considerável de imigrantes poloneses chegou ao Brasil, no Espírito Santo. Muitos outros também vieram mais tarde e se estabeleceram no país. Na década de 1920, muitos judeus de origem polonesa se fixaram em grandes centros criando pequenos comércios e indo trabalhar nas indústrias.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Algumas localidades brasileiras, especialmente as de maior concentração de população de origem polonesa, buscam manter a cultura e tradição, inclusive a língua materna, entre seus descendentes. Uma forma de conservar a origem e preservar a linhagem. Muita coisa foi perdida especialmente por ser uma etnia de minoria entre os outros imigrantes e especialmente por estar em outro país.

Como buscar documentos históricos poloneses

Conhecendo o histórico dos ancestrais fica mais fácil mapear as localidades e prever onde os documentos civis e religiosos podem estar aqui no Brasil. A melhor fonte sempre é a família que pode revelar histórias de migração, profissões, ocupações, religião e outras informações particulares de cada ramo familiar.

A busca normalmente é a mesma praticada por qualquer outro descendente, encontrar os registros dos principais eventos (nascimento, casamento e óbito) é um começo adequado. Muitas vezes fazer o inverso nos eventos buscando primeiramente o óbito é uma saída inteligente para adquirir informações sobre os outros eventos, pois cada registro deixa pistas para o encontro dos demais.

Leia também: Como usar documentos históricos para fazer sua pesquisa de antepassados

Quando os documentos brasileiros estiverem todos encontrados será a hora de buscar na Europa. Muita coisa está digitalizada e disponível online. Em 1989, o que era praticamente impossível de se buscar enquanto o país pertencia à União Soviética, ficou viável. O esforço dos descendentes na busca de informações de seus ancestrais garante opções de busca e encontro de registros.

O idioma pode ser uma dificuldade na hora da leitura durante as buscas. Entretanto aprender a língua dos ancestrais pode ser divertido e esclarecedor. Muitas vezes basta entender alguns termos constantes nos registros o que facilita o encontro das informações, e isso pode ser adquirido com pequenos cursos ou com um dos antepassados que aprendeu seu idioma materno.

Solicitando sua cidadania polonesa

Ela não tem limite de gerações e pode ser solicitada pela maioria dos descendentes brasileiros. A apresentação de documentos é obrigatória e os custos são consideráveis. A Polônia é um país da União Europeia e oferece todos os benefícios a seus cidadão como qualquer outro país desta União.

Os poloneses que deixaram seu país antes de 1918 não tinham a cidadania, porém muitos deles realizaram o cadastro consular e, por meio dele, é possível a comprovação da cidadania do antepassado. Para vias maternas de acordo com a lei de 1951, o descendente é autorizado em caso de filiação ilegítima. Outras questões pontuais podem impedir o requerimento porém cada caso deve ser avaliado pelas autoridades competentes.

Obter orientação diretamente no site do consulado é uma excelente maneira de saber o que buscar e se planejar para os custos envolvidos. Ir para a Polônia não muda ou acelera a requisição e processo de reconhecimento de cidadania. O agendamento pode ser realizado depois de ter em mãos os documentos. Mesmo que o ancestral polonês tenha a cidadania brasileira não há impedimento para a aquisição da cidadania polonesa para seus descendentes.

As certidões (nascimento, casamento, óbito, naturalização brasileira) precisam ser originais e averbadas tanto para o requerente quanto para o ancestral. Os outros documentos (passaporte ou carteira de identidade polonesa e/ou brasileira, certificado de dispensa do serviço militar) podem ser apresentados em cópias apenas. Quando existe mais de uma geração até o antepassado polonês, os mesmos documentos para todos na linha direta de descendência precisam ser apresentados da mesma forma. Todos documentos brasileiros precisam estar em polonês por tradução juramentada.O tempo de espera para o término do processo pode chegar a dois anos dependendo da complexidade e necessidade de análise.

Ancestralidade Polonesa

A qualquer momento as pessoas podem questionar a respeito das suas origens e a melhor forma de descobrir é realizando a pesquisa entre seus parentes vivos, buscar documentos comprobatórios de existência e fatos históricos e culturais. A pesquisa pode ser ampliada e superar muitas barreiras levando o descendente a quase conhecer mais seu ancestral que seus parentes mais próximos.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer