
Começando pelo começo
O início é super importante! Saber como dar os primeiros passos é fundamental para manter o equilíbrio na jornada. Já escrevemos aqui sobre como começar a fazer a sua árvore genealógica.Neste artigo você encontra a descrição de um início simples e satisfatório.
Muitos consideram que uma árvore genealógica bem sucedida conta com, pelo menos, sete gerações, mas a realidade é que quem define o sucesso da empreitada é o próprio pesquisador. Depois, é muito importante traçar um objetivo. Ele pode ser algo como:
- Chegar à 4ª geração
- Chegar ao familiar imigrante
Os objetivos podem divergir de pessoa para pessoa, porém o foco mesmo é ter uma árvore completa e quase perfeita.
E a árvore? O que ela precisa ter para ser perfeita?
Os nomes (muitas vezes motivo de briga de descendentes devido à grafia), as datas e os locais não são os únicos dados que importam! Essas informações formam o básico mas o que realmente é fundamental para uma árvore bem-sucedida é o algo mais.
Fotos, documentos, histórias, profissão, detalhes, mudanças, curiosidades, tradições e outras particularidades são de extrema importância. É isso que fará toda a diferença na avaliação dos parentes que amam encontrar uma árvore pronta e maravilhosa. Afinal, nomes, datas e locais são encontrados nos cemitérios. Árvores são como seres vivos, necessitam de nutrientes de alto valor para serem viçosas e agradáveis.
O cuidado para evitar erros comuns também ajuda a manter a valorização desse trabalho de sucesso. Juntos, acertos, informações básicas, história e o algo mais medirão o grau de poder da árvore construída que começou por uma semente pequenina e se transformou em uma agradável contribuição para a própria história da humanidade.
Como medir o sucesso da pesquisa
Alcançar o mais alto degrau significa atingir o que foi determinado como objetivo no início. Ou seja: ter uma árvore genealógica de sucesso depende apenas da meta traçada! Com o foco, o tempo pouco importará e o desafio pode até se tornar bem divertido. Desanimar por não conseguir alcançar o objetivo de imediato é comum, mas o pesquisador e historiador de família não pode se deixar abater por isso.
Rumo ao sucesso
Recapitulando: um desejo de começar, uma meta traçada, informações e variedades coletadas, organização, pesquisa, acertos e muita satisfação garantirão que sua árvore genealógica seja bem-sucedida.