Como começar a fazer minha árvore genealógica?

Você já teve curiosidade de saber a origem do seu sobrenome? E de saber de onde vieram seus antepassados? Seja por pura curiosidade ou para um fim mais específico, como procurar sua ascendência europeia para deixar o Brasil, hoje você conta com várias ferramentas online que podem te ajudar nessa busca.

Nesse artigo listamos algumas dicas para você dar os primeiros passos para fazer sua árvore genealógica.

O que é uma árvore genealógica?

Uma árvore genealógica nada mais é de que uma representação gráfica das ligações familiares de uma pessoa. Há quem represente essas ligações em forma de uma linha do tempo, ou em um gráfico circular, mas o formato de árvore, onde os galhos são as ramificações entre um indivíduo e outro, é a analogia visual mais usada entre os que se aventuram a fazer uma pesquisa genealógica. Entenda um pouco mais clicando aqui.

Os primeiros passos para fazer sua árvore genealógica

É comum ver pesquisadores, independente de suas experiências, compartilharem o fato de que, no início de suas pesquisas genealógicas, não sabiam por onde começar, mas os primeiros passos são bem mais fáceis do que você imagina. Confira abaixo:

Reúna tudo o que você sabe sobre a sua família

Um passo que pode soar óbvio, mas muita gente negligencia. Pegue uma caixa e reúna fotos, documentos e outros registros que já possui. Escreva ou grave todos os eventos pessoais e familiares que estão em sua memória. Registre o que você sabe sobre os locais por onde seus antepassados passaram. Essas informações podem conter localidades de nascimento, batismo, casamento ou falecimento. Conheça mais sobre as cidades por onde eles passaram, pois é comum encontrar registros de alteração dos nomes e fronteiras. No Brasil, o site do IBGE contém quase todas essas informações.

Dica importante: uma pessoa pode ter nascido em uma cidade, casado em outra e ter falecido em uma terceira. Cada um destes eventos traz informações que podem ser cruciais para o avanço de sua pesquisa. Anote tudo!

Converse com seus parentes

Um bom papo com seus familiares, especialmente os mais velhos, pode revelar informações que você jamais imaginaria. Por esta razão acostume-se a fazer entrevistas com seus pais, avós, tios e até bisavós. Se você mora em um bairro onde sua família vive há gerações, procure aqueles amigos de longa data, pois certamente terão ótimas histórias para te contar sobre a sua família.

Vá atrás de registros oficiais

Os registros oficiais, que chamamos de Fontes Primárias, são uma mina de ouro na hora de fazer sua árvore genealógica. Procure cartórios, instituições de ensino, arquivos públicos, cemitérios, registros militares ou eclesiásticos da região onde os eventos de vida de seus antepassados ocorreram. Uma parte desses registros podem ser pesquisada e adquirida sem sair de casa, por meio de serviços online confiáveis. Porém, nada se compara a uma boa pesquisa de campo, visitando pessoalmente os locais.

Mergulhe no trabalho de outros pesquisadores

É possível que muita coisa relacionada à sua árvore genealógica já esteja agrupada e organizada em trabalhos realizados por outros pesquisadores. Eles são o que chamamos de Fontes Secundárias. Você pode encontrar publicações em livros, ou até mesmo outras genealogias prontas em diversos sites na internet. Apenas certifique-se de que dará os devidos créditos à fonte desses dados caso você os utilize na construção da sua árvore genealógica.


Mais do que um registro da história da sua família, uma árvore genealógica é um pequena parte da preservação da própria história da humanidade. A missão da MyPast é disseminar conhecimento sobre genealogia e ajudar todos vocês a fazerem parte desse movimento.

Jornalista, publicitário e podcaster. Responsável pelo marketing e pela agitação de festas do MyPast.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer