Sua história pessoal também faz parte da pesquisa genealógica

Pesquisar sobre antepassados é gratificante e motivador. Ela pode ser realizada de várias maneiras e os métodos podem ser diversos ainda que semelhantes. Uma das partes importantes e que é muitas vezes deixada de lado é a história pessoal, a vida do descendente que dá início à sua árvore, um detalhe importante que não deveria ser esquecido.

Leia também: Pesquisa Genealógia – passado, presente e futuro. O que vem por aí?

Ao mergulhar na busca de dados e informações de antepassados o descendente consegue compreender a si mesmo e direcionar sua vida evitando os erros do passado cometidos por seus antecessores. Ele reconstrói os trajetos, especifica situações e guarda isso de forma assertiva para que outros descendentes tenham o mesmo privilégio que ele de conhecer seus ancestrais através do material armazenado. Caso ele se esqueça de escrever sua própria história ele corre o risco de que ela seja escrita por outra pessoa que não o tenha conhecido pessoalmente. Sua história será reconstruída a partir dos eventos de vida, locais de moradia e realizações registradas em cartório, jornais ou outros meios. Com certeza muitos detalhes importantes serão perdidos.

Portanto, reservar um tempo para escrever a respeito de si mesmo será benéfico em todos os sentidos pois sua história será preservada da maneira como o próprio pesquisador enxerga. Seus pensamentos e anseios poderão ser registrados e isso pode fazer uma grande diferença para os descendentes que tiverem esse material em suas mãos.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Ideias para criar um registro pessoal

  • Cadernos. Muitos gostam de escrever à mão. Passam horas relatando os acontecimentos cotidianos e seus pensamentos em cada situação. Os cadernos são preenchidos e posteriormente guardados, catalogados e preservados para seguir gerações à frente. O material pode deteriorar com o tempo ou se perder com mudanças e outras circunstâncias climáticas. Uma opção para assegurar que esse material não se perca com o tempo é digitalizar as páginas e manter em locais virtuais seguros.
  • Arquivos de texto virtuais. Algumas pessoas preferem digitar seus memórias e histórias mesmo que cotidianas. Esse formato apesar de parecer menos primitivo também pode se perder muito fácil caso não seja bem armazenado e catalogado. Todo cuidado é fundamental para a preservação das informações.
  • Livro. Para outros escrever as memórias e publicar em um livro é uma opção segura de continuidade. O trabalho e os custos podem ser um pouco maiores porém o resultado será excelente. Um descendente que tem a oportunidade de ter em sua biblioteca um livro de memórias escrito por um ancestral certamente terá muito orgulho.

Leia também: Guia prático – como preservar documentos, fotos, objetos e seu acervo digital

  • Arquivos de áudio e vídeo. Outra opção é gravar a história e acontecimentos através de áudio e/ou vídeo. O cuidado fica por conta do local armazenado e de como será catalogado. Eles podem ter títulos ou datas que ajudem a pessoa que irá acessar. Como a tecnologia muda toda hora é importante prever como será o acesso a este material no futuro. No passado era muito comum as pessoas gravarem fitas k-7 e hoje são raras as pessoas que conseguem ouvir uma destas gravações. Uma opção é transpor os arquivos para uma tecnologia mais avançada de tempos em tempos para que tudo possa ser mantido apesar das mudanças.
  • Ajuda tecnológica. Existem sites e aplicativos que ajudam as pessoas a manter um diário ou livro de memórias. Para contar a história de vida algumas perguntas chave são apresentadas e o pesquisador que agora conta sua própria história consegue descrever fatos importantes da vida e de seu conhecimento respondendo de forma ampla a essas perguntas. Muitos são gratuitos e fáceis de ser encontrados por busca na internet.
  • Ajuda tecnológica específica. Os sites e aplicativos de genealogia e história da família também incentivam a preservação da história pessoal com recursos para recordações e com perguntas para auxiliar na direção da escrita.

Muito além da preservação da história pessoal

Ao escrever a história pessoal e manter registrados pensamentos e anseios o pesquisador reflete sobre si e sobre seus ancestrais. Ele consegue enxergar suas qualidades e pode se sentir grato por verificar que muito de seu caráter acompanha gerações em sua família.

Verificar que seus desafios muitas vezes são semelhantes aos que seus antepassados enfrentaram e venceram costuma acontecer. Obtendo o conhecimento do passado e como seus parentes venceram suas lutas e comparando com sua própria história de vida é possível adquirir ajuda para prosseguir e encontrar meios instantâneos para resolver os problemas.

Em um futuro próximo essa história completa e detalhada provavelmente servirá de inspiração aos descendentes. E mesmo que essa história não seja tão completa assim mas que contenha o principal já será de enorme valia para quem tiver o privilégio de encontrar.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer