Como pesquisar sua ascendência Espanhola ou Ibérica

A imigração espanhola no Brasil é de extrema importância para a construção do caráter cultural do Brasileiro atualmente, e pesquisar seus antepassados espanhóis pode lhe trazer várias boas descobertas. A pesquisa pelos antepassados pode trazer surpresas ou comprovar as informações passadas entre as gerações. A melhor forma de saber é exatamente indo atrás dos documentos e informações.

Como abordado em outros artigos o primeiro passo para pesquisar sobre a família é coletando informações com os parentes vivos. Conhecer a história dos pais e ouvir seu conhecimento sobre as gerações anteriores (os pais deles e avós) pode trazer muita informação preciosa. Para não deixar passar nada é bom ter um roteiro das necessidades (as datas que não estão muito claras, os locais, as histórias) e anotar ou gravar tudo. Esse método ajuda quando a memória não chega nem perto de um supercomputador.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

A imigração espanhola no Brasil

Ibéricos estiveram presentes em terras brasileiras desde o descobrimento. Sua maior contribuição populacional nessa época se deu nos Estados do Sul do País, especialmente nas divisas com territórios de língua espanhola. Alguns costumes, culturas e expressões perduram até hoje especialmente no Rio Grande do Sul.

No final do século XIX e durante o século XX a imigração espanhola foi expressiva. Acredita-se que fica atrás apenas dos portugueses e italianos a entrada de espanhóis no Brasil nessa época apesar de não ser muito comentada, ou mesmo divulgada, como acontece com a italiana por exemplo. Houve épocas inclusive em que os espanhóis superaram aos portugueses demograficamente no país.

Alguns fatores, muito semelhantes aos de outros povos incentivaram a imigração, entre eles a pobreza e falta de trabalho na Europa e a promessa de riquezas no país sul-americano. Outro fator importante foi a Guerra Civil Espanhola que impeliu muitos descontentes a saírem de seu país de origem e iniciarem nova vida no continente americano.

A entrada de ibéricos/espanhóis no Brasil

Ibéricos entraram principalmente por Santos, Rio de Janeiro e Salvador. A maior parte dos imigrantes foram direcionados para as lavouras de café no Sudeste. Outros chamados por familiares chegaram com empregos garantidos e trabalharam nos grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A cidade de Santos reteve muitos espanhóis e ficou conhecida no início do século XX como a Barcelona brasileira com grande contribuição trabalhista na área portuária. No Rio de Janeiro o movimento foi semelhante.

A expressão “galego” muito utilizada para quem tivesse feições ibéricas denominava a maior parte dos trabalhadores braçais vindos da região da Espanha. Alguns portugueses acabavam sendo chamados da mesma maneira devido a semelhança física.

A história geral ajuda o pesquisador a encontrar as informações mais precisas para seus próprios antepassados, portanto saber desses fatos históricos é importante para o descendente. Ao unir as informações dos familiares com a história geral é possível visualizar mentalmente o que pode ter acontecido, como foi a vida de seus ancestrais, suas dificuldades gerais, seus anseios e determinações.

Algumas curiosidades sobre a imigração espanhola no Brasil

Uma observação importante para a pesquisa é que a maior parte dos imigrantes e seus filhos casavam-se entre si, ou seja, filhos com filhas de espanhóis. Uma pequena porcentagem apenas alterava as tradições criando um relacionamento com italianos, portugueses e outros povos.

O trabalho árduo fazia parte da cultura por várias gerações e apesar de inicialmente ser intrincado e pesado, com o tempo e a perseverança as riquezas foram surgindo, ainda que muito simplórias. A determinação é fator comum entre os descendentes de espanhóis, mesmo depois de muitas gerações.

Pouco se sabe sobre os descendentes de maneira geral. Há poucas comunidades, difusão de cultura, porém nada disso enfraquece a importância de sua atuação e acréscimo à população brasileira. Na verdade o fato de pouco conhecimento ajuda na certeza de que os descendentes são muito brasileiros e orgulhosos de seu novo país.

Onde buscar registros de imigrantes espanhóis no Brasil

Para os pesquisadores de imigrantes que vieram do final do século XIX em diante o caminho é semelhante aos de outros povos: Listas de imigração disponíveis online onde o nome do antepassado, sua idade e poucas informações foram grafadas. O Museu de Imigração é sempre uma ótima opção.

Leia também: Como pesquisar no site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Conteúdo Exclusivo MyPast

A busca a partir do descendente pesquisador se torna mais fácil pois vai mapeando os locais de acesso mais recentes para os mais difíceis. Assim as pistas de localidades unidas às informações transmitidas pelos familiares e a história e geografia local tornarão possível o encontro de outros registros mais complicados.

Descobrindo a localidade de nascimento do imigrante através de documentos brasileiros a busca atravessa o oceano e pode ser realizada aqui mesmo através de milhares de registros estrangeiros online nas várias plataformas de pesquisa.

Resgatando o passado

Descendentes de espanhóis têm uma missão importante: trazer à luz a memória de seu povo, pois ela não é muito conhecida, diferente do que ocorre com os descendentes brasileiros de outros povos. E a parte mais especial desta pesquisa se refere a seus próprios antepassados, àqueles que lhe deram a vida. Cultivar a própria árvore e manter viva a informação ancestral trará alegrias incontáveis.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

1 comments On Como pesquisar sua ascendência Espanhola ou Ibérica

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer