A história dos principais sobrenomes espanhóis

Pesquisar sobre os familiares ancestrais envolve muitas questões. Uma delas, normalmente a primeira quando o assunto é história da família, é o sobrenome. Por isso é importante conhecer as origens e as peculiaridades. Com a história dos principais sobrenomes espanhóis não é diferente.

As principais dúvidas que surgem costumam ser:

  • Qual a origem geográfica do meu sobrenome?
  • O que conheço a respeito daquela região?
  • Como foi a vida de meus ancestrais no passado?
  • Como posso saber mais sobre eles para ajudar na pesquisa de registros?

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

As respostas podem ser encontradas de várias formas. Nem sempre um sobrenome vai indicar o caminho a percorrer na pesquisa familiar, pois ele pode ter sido alterado no percurso e nas muitas mudanças de localidades que os antepassados viveram. Outras particularidades também podem surgir mas apenas quando a busca pelos documentos e histórico individual for efetiva.

Os principais sobrenomes espanhóis

Eles são em sua maioria de origem patronímica (derivados do nome de um pai no passado, normalmente contêm a terminação ez) ou toponímica (derivados eo lugar de origem da família) mas também podem ser originários da designação física de um antepassado ou ainda da profissão ou ocupação familiar. Há ainda os que foram criados para designar uma circunstância ou evento como o dia de um Santo, outros nomes envolvidos com a religião e os que são referentes à natureza.

As variações dos sobrenomes são muitas e não aconteceram apenas no Brasil depois da imigração. Ao longo dos anos e especialmente dependendo da região geográfica eles podem ter sido grafados de forma diferente, o que já se torna uma dica preciosa na hora de fazer a pesquisa.

Os principais sobrenomes espanhóis encontrados mundialmente são:

Sobrenome espanhol Garcia

É um dos sobrenome mais comuns na Espanha e em outros países colonizados por países ibéricos como México e Guatemala. Sua origem é diversa, tendo algumas opções históricas como sendo patronal (filho de Garcez) apesar de não ter o tradicional sufixo ez. Outra referência é ao nome basco para urso – Harsea ou o significado para gartzea que é jovem. Há inúmeras variantes do nome sendo as principais Garcea, Garsia, Garzea, Garcéz, Garzía, Garzías, Carcía, Garseso, Garcey.

Sobrenome espanhol Lopez

De origem patronímica, filho de Lobo ou Lupe, muito comumente encontrado no mundo todo, tem o significado de vitorioso, corajoso. Sua origem é ibérica, sendo luso-espanhola. O nome deriva da palavra em latim Lupus e no Brasil a grafia utilizada para o sobrenome é Lopes alterando o Z final para o S. Em países de colonização espanhola ele é muito comum, no México por exemplo está entre os 5 sobrenomes mais utilizados pela população. Também é encontrado na Grécia e Itália.

Sobrenome espanhol Rodriguez

Também patronímico, significando filho de Rodrigo. No Brasil e em Portugal são grafados com a letra S no final, sendo muito comum em todos os os países luso-espanhóis e os colonizados por estes povos. O nome Rodrigo tem origem germânica e significado de “rico em glória”. É mais visualizado no México.

Leia também: A história dos principais sobrenomes portugueses

Conteúdo Exclusivo MyPast

Sobrenome espanhol Sanchez

Patronímico, filho de Sancho que tem o significado de Santo, sendo também um nome de origem religiosa. No Brasil ele é visualizado com a letra terminal S. Aproximadamente 6.707.856 pessoas possuem esse sobrenome no mundo inteiro, sendo a maior incidência no México. Já na versão portuguesa de Sanches a maior incidência é no Brasil.

Sobrenome espanhol Perez

Patronímico, originário do nome próprio Pedro ou o antigo muito usado Pero, tem as variações muito comuns de Peres e Pires. Muito comum na Espanha, Brasil e Portugal, o nome e as versões. Cabe aqui dizer que sobrenomes patronímicos não descendem apenas de uma família, visão importante para quem busca seus antepassados. Grafia muito encontrada no México e em Cuba, a variação Peres é mais visualizada no Brasil bem como a Pires.

Sobrenome espanhol Andrade

Sobrenome toponímico, tem suas origens ibéricas da área da Galícia, hoje parte da Espanha, mais precisamente em Vila de Andrada, sendo adotado por portugueses e espanhóis. Este sobrenome é mais encontrado no Brasil que em outros países. As variações também encontradas no Brasil são Andrada e Andradas, sendo a primeira mais designada aos Argentinos e a segunda na própria Espanha.

Sobrenome espanhol Santiago

Sobrenome de origem religiosa, grafado anteriormente como Sant’Iago, é muito comum porém mais encontrado no México. Também originário da Galícia, é comumente visto entre os brasileiros.

Leia também: A história dos principais sobrenomes italianos

Conteúdo Exclusivo MyPast

Sobrenome espanhol Diaz

Por ser sobrenome patronímico originário da península Ibérica ele é originário da Espanha e Portugal, com mudança na grafia para Dias, significando filho de Diego. A versão com z é mais encontrada no México enquanto a com s a maior incidência é no Brasil.

Sobrenome espanhol Muniz

Sobrenome medieval patronímico, significando filho de Muno, ou filho do Mundo. Família de nobres do reino da Valença são alguns dos primeiros a usarem o sobrenome. As variações são Muñiz, Munones, Munios, Moniz, Moñiz e Muñoz ou Munhoz como visto no Brasil. É mais encontrado em pessoas no Brasil assim com a versão Munhoz.

Sobrenome espanhol Castillo/Castilho

Sobrenome referente a uma construção forte, um castelo, é mais visto na primeira versão na Espanha e na segunda no Brasil. A versão Castilhos também é muito encontrada no Brasil.

Um pouco de História da Espanha e da imigração espanhola no Brasil

A Espanha de hoje foi povoada há muitos séculos por muitos povos, começando pelos Neandertais, depois pelos fenícios, gregos e também os celtas. Guerras territoriais deixaram o território nas mãos dos romanos. Chamada na época de Hispânia, foi mais tarde conquistada por povos godos, bárbaros de origem germânica que mantiveram a península Ibérica (Espanha e Portugal) por um período, perdendo partes territoriais para outros povos. Muçulmanos quando vários reinos foram estabelecidos.

Guerras e conflitos por terras e reunião de reinos para fortalecimento e retirada dos outros povos não originários do território se estenderam por muitos anos. Portugal se tornou independente, e os reinos espanhóis se unificavam com o cristianismo vencendo as batalhas.

Inscreva-se no MyPast e saiba das novidades!

* informação obrigatória

Em 1492 Cristóvão Colombo teve sua expedição financiada encontrando um novo mundo o qual foi dividido com o reino de Portugal (América do Sul e Central). As dificuldades com os povos nativos e os constantes conflitos com outros povos que também desejavam encontrar um território novo marcaram a época das colonizações.

No Brasil a imigração de espanhóis foi mais expressiva nos séculos XIX e XX, devido às dificuldades de trabalho e subsistência na Europa, muitos trabalhadores europeus, incentivados por seus governos, viajaram para o Novo Mundo e aqui permaneceram para manter suas famílias e talvez desenvolver fortuna para seus descendentes.

Leia também: Como pesquisar sua ascendência espanhola ou ibérica

Curiosidades culturais sobre a ordem dos principais sobrenomes espanhóis nos filhos

Causa um pouco de confusão para os brasileiros e originários de outros territórios que não utilizam o costume a maneira de grafar os sobrenomes dos filhos. Na Espanha o sobrenome do pai vem antes do sobrenome da mãe, ou seja, ele vem primeiro.

Para os brasileiros essa maneira soa estranha pois o costume é exatamente o contrário, usando o último sobrenome o do pai que é o que é passado para as gerações futuras. Mas para os espanhóis a escrita dessa maneira é que é confusa.

Se uma pessoa nascer na Espanha por exemplo, ou em países da América-Hispânica o sobrenome do pai vem sempre antes do da mãe.Até pouco tempo para que o sobrenome fosse grafado de maneira comum ao Brasil era necessário pagar altas taxas.

Hoje em dia não é mais assim e vários países já estabeleceram leis que permitem aos pais escolherem os sobrenomes dos filhos como desejarem, como é no Brasil há muitos anos. Para a pesquisa genealógica essas informações são muito importantes pois imigrantes podem ter ou não conservado a tradição do sobrenome paternos vir antes ou ter se adaptado à cultura do novo país de residência.

Consultora de história da família, genealogista, pianista e principal responsável pelo blog do MyPast

1 comments On A história dos principais sobrenomes espanhóis

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Footer